BIG DATA: tudo que você precisa saber

6-Tips-for-Landing-a-Job-in-the-Big-Data-IndustryUma pesquisa recente Teradata-Forbes Insights apontou que 90% das empresas entrevistadas realizaram investimentos médios e altos em Big Data. Dois terços registraram um impacto grande nas receitas. De acordo com o estudo, o Big Data está moldando o futuro e estimulando oportunidades de inovação em 3 áreas principais:

1. Criação de novos modelos de negócio (54%);

2. Descoberta de novas ofertas de produtos (52%);

3. Monetização de dados a empresas externas (40%).

No início, muitas pessoas questionavam se Big Data não era apenas outra maneira de dizer ‘analytics’, que visa traduzir dados e inseri-los nas estratégias de negócio. No entanto, existem 3 diferenças essenciais:

1. Volume
A partir de 2012, foram criados a cada dia cerca de 2,5 exabytes de dados e esse número dobra a cada 40 meses ou mais. Um exabyte corresponde a um bilhão de gigabytes. Isso dá às empresas a oportunidade de trabalhar com milagres de informações em um único conjunto de dados.

2. Variedade
A capacidade de armazenamento do Big Data inclui dados procedentes de diversos formatos como documentos, áudios, vídeos, imagens, mensagens, entre outros.

3. Velocidade
Com a grande velocidade de criação e transmissão de dados, uma empresa pode ter acesso às informações praticamente em tempo real, tornando-se cada vez mais ágil.

Como o Big Data pode ajudar sua empresa?
Os carros autônomos do Google e as sugestões de ofertas online como as da Amazon e sites de compra são exemplos de aplicações do Big Data. Confira algumas formas de aproveitar o grande volume de dados em sua empresa:

1. Utilizar as informações recebidas para compreender melhor os seus negócios e aprimorar o desempenho de sua companhia;

2. Tomar decisões baseadas em dados;

3. Fazer previsões sobre o desempenho dos funcionários no futuro;

4. Manter uma relação mais personalizada com os clientes;

5. Saber o que os consumidores estão dizendo sobre a empresa nas redes sociais.

A pesquisa Teradata-Forbes também revelou que ainda há diversos obstáculos relacionados ao Big Data, como respeito à cultura, estratégia e operações. Mais da metade dos entrevistados observou que a adoção de uma cultura orientada a dados é a maior barreira.

Um dos grandes desafios associados à conversão de dados em percepções de construção de negócios é que muitas empresas ainda dependem de seus instintos para tomar decisões. É o que indica um artigo da revista Forbes, que também diz que esse ‘problema’ irá desaparecer ao longo do tempo e a tendência é que as decisões sejam tomadas com base nos dados e análises. Será?

Artigo original disponível em: 
https://www.santandernegocioseempresas.com.br/detalhe-noticia/big-data-o-que-voce-precisa-saber.html