iOpera participa do GT ENCAT em São Luis do Maranhão

A iOpera participou do GT ENCAT  (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais), que foi realizado nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2016, na Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão – SEFAZ, em São Luís/MA.

A apresentação da iOpera iniciou apresentando a Curva de Laffer, onde o grande economista Americano Arthur Laffer provou matematicamente até onde o governo consegue aumentar as taxas de impostos sem diminuir às receitas, ou seja, até onde um país consegue pagar de impostos mantendo o crescimento da economia como um todo.

iopera_curva-laffer

 

Por exemplo:
1) se a taxa de impostos de um país é 0% (zero por cento) o governo não recebe nada; logo o ponto inicial da curva é (0%,0);

 

2) se o governo cobra de impostos 100% (cem por cento) nenhuma empresa irá se constituir ou trabalhar, pois todo o dinheiro será confiscado, logo o ponto final da curva é (100%,0).

 

Trazido a luz esses esclarecimentos, o professor Arthur Laffer provou que o ponto máximo onde uma economia cresce é de 33%! (trinta e três por cento)!

iopera-curva-laffer-33

 

Ou seja, traduzindo o que foi provado matematicamente a partir de 33% (trinta e três por cento) de carga tributária as empresas param de investir e consequentemente o governo perde receita ao invés de aumentar as receitas.

 

Posto isso a iOpera apresentou de que forma o Big Data pode ajudar o governo Brasileiro a reduzir as altas taxas de carga tributária hoje impostas as empresas brasileiras que já ultrapassa os 33% (trinta e três por cento).

iopera-reducao-de-fraudes

 

Com as tecnologias da iOpera utilizando Big Data o governo pode reduzir as fraudes, aumentar a arrecadação, melhorar e direcionar a fiscalização,

 

Melhorar a urbanização das cidades, entender às propostas de expansão, melhor entendimento do Mercado Brasileiro e finalmente entender os zoneamentos.

 

 

 

Estavam presentes mais de 20 (vinte) secretários de fazenda de vários estados brasileiros reunidos com o objetivo de obter conhecimento sobre tecnologias que permitam melhorar os procedimentos de arrecadação em todos os estados da federação do Brasil.

iopera_bigdata-8_2

 

 

iopera_bigdata-11_2